abril de 2014
Eu te acompanho desde meados dos
anos 80, quando, ainda criança, pulava na frente da TV, e do rádio ao som de
“Vida Bandida” e “Corações psicodélicos”. Essas e outras canções constituíram o
meu repertório afetivo-musical, e sempre olho para elas com carinho. Hoje,
entretanto, sua voz me soa amarga. Acho que cansei dela. E me atrevo a falar em
nome de outros fãs que estão desapontados com o papelão que você tem feito por
aí.
Você e Cazuza foram os artistas mais provocadores da geração 80, os mais
autênticos. Cazuza foi um libertário genial, com sua ironia, homossexualidade
escancarada, e entrega total à vida. E você, com um rock
maníaco-depressivo foi mesmo uma ovelha negra dentro da MPB, como gosta de
dizer. Você acrescentou à MPB algumas doses a mais, trouxe euforia,
porra-louquice, mas também melancolia e desespero, fazendo a trilha dos anos
80, entre festas homéricas e ressacas suicidas. E ainda colocou na canção
brasileira, comportada e luminosa na maior parte das vezes, uma violência crua.
A mesma violência que já estava nos filmes do Cinema Marginal, nos contos do
Rubem Fonseca ou nas peças de Plínio Marcos.
Depois de debutar com um rock dançante adolescente, você enveredou por um
lado selvagem da motocicleta. Mergulhou na vida louca e bandida dos anos 80
para contar a história do personagem que “chutou a cara do cara caído” e “bateu
no seu melhor amigo” e também a do que “sem dó, nem pena, sem um telefonema,
matou a família e foi ao cinema”. Você propôs um verão na boca do lixo, ainda
que esse universo decadente e sujo às vezes se parecesse mais com uma história
de Charles Bukowsky ou com o “Taxi Driver” de Scorcese .
Sua história deu um livro, Lobão. Você fez de tudo um pouco, inclusive
“Me chama” e outras belas canções. Lançou discos bons, como “Nostalgia da
modernidade” (1995). Lutou uma briga boa contra as grandes gravadoras e o jabá
nas rádios. Fez também, vale lembrar, uma certa dose de músicas que me
parecem muito ruins.
Mas o que eu acho curioso é como você é até hoje associado aos anos 80,
mesmo tendo feito tantas coisas depois. Por algum motivo, ao longo das décadas
seguintes, sua música foi saindo de cena lentamente. Aí te vimos ressurgir das
estepes, lobo escaldado a latir com raiva, primeiro como um entrevistado que
premiava os repórteres com declarações polêmicas, depois como apresentador de
TV e, por fim, colunista da Veja.
Sua primeira aparição nacional como pugilista verbal foi na longa
discussão com o Caetano, que teve ótimos momentos, e gerou sua incrível “Para o
mano Caetano”, na qual acertou Caê à queima-roupa, brindando-o com o
maravilhoso epíteto “dandi dendê”, batendo forte, mas também o reverenciando
como mestre ao mesmo tempo. A discussão virou até matéria no Fantástico. Havia
ali um diálogo interessantíssimo entre duas vertentes nem sempre opostas da canção
brasileira, entre o tropicalismo e uma geração roqueira que o absorveu e negou
ao mesmo tempo.
Só que parece que foi justamente isso que você perdeu, Lobão, a
capacidade de dialogar, entrando numa certa “décadence sans elégancé”.
Tornou-se uma das figuras beligerantes de “penas afiadas e garganta acelerada”
tão bem descritas numa coluna recente do Thomaz Wood Jr.
Andou injuriando por aí gente como Chico, Tom, Gil e tantos outros. Não
me entenda mal, acho saudável questionar ícones, em arte nada deve ser sagrado.
Há de fato, muito o que se discutir na postura aristocrática e mesmo no
conjunto da obra de nossos medalhões (vide o papelão que fizeram na questão das
biografias). É verdade que nem a quase extinta bossa-nova, nem a sua filha MPB,
como fizeram crer, são capazes de representar e traduzir o país, se é que isso
um dia chegou a acontecer.
Só que a sua virulência leviana, o seu jeito de atacar os consensos sem
nada de novo para oferecer, não me parece rebeldia, mas uma outra coisinha que
às vezes é confundida ingenuamente com iconoclastia: niilismo. Isso mesmo, uma
negatividade incapaz de criar qualquer horizonte.
É justamente o contrário do que faz o artista. Se é o artista quem
puxa o nó da realidade e faz de tudo que vê um “link” para a criação, o
difamador maledicente usa da retórica apenas para destruir e mortificar.
Sabe, Lobo, a gota d’água que me motivou a escrever esta carta-beliscão
foi a besteira que você falou a respeito dos Racionais MC´s, um grupo que
sempre admirei e que tem como líder aquele que é, sem dúvida, o melhor letrista
a despontar no Brasil nos últimos 25 anos. (Se você não acredita, ouça “Eu to
ouvindo alguém me chamar” ou “Capítulo 4, versículo 3”). Procure saber.
Então, Lobão, os Racionais são mesmo, como você escreveu no último livro
que lançou, “o braço armado do PT”? Como é isso? Panteras-negras-bolivarianos?
Ou uma facção leninista do PCC? Aliás, recentemente você voltou a
provocar, chamando, em sua coluna na Veja, os Racionais, o MST e outros de
“rebeldes chapa-branca”. Tentando botar uma pimenta na sua salada
envenenada maluca, disse que Mano Brown e seus manos “sobem nos
palanques, têm o beneplácito da mídia oficial bancada pelo governo e, mesmo
assim, são revoltadíssimos com o sistema!”. Uma frase acusatória com vestes de
denúncia desprovida de qualquer dado concreto, que desemboca rasteiramente numa
bobagem malvada e infame.
Como se os Racionais não tivessem legitimidade para falar em nome da
periferia. Como se qualquer discurso socialmente engajado fosse oportunismo. Ou
os próprios rappers fossem apenas populistas que se beneficiam de um discurso
revolucionário. Lobão, o golpe foi baixo, mas o movimento previsível demais.
Você apenas pega o que outros articulistas de direita falam sobre Lula e
encaixa grosseiramente em Mano Brown.
Você que viveu e cantou sua vida bandida no Leblon deveria ter mais boa
vontade com o relato daqueles que vivem a vida loka nas ruas das Ruandas
brasileiras. O Haiti é aqui, Lobo.
É curioso te ver reagir assim uma das expressões mais interessantes
surgidas no Brasil dos anos 90, década em que o rock dos 80 foi perdendo a
força até virar praticamente só a saudade da Legião e o “retorno triunfante” da
Capital Inicial. Sim, é engraçado, pois foi justamente o rap, como o Chico
Buarque notou, que fez com que a violência real do país passasse a jorrar na
música brasileira, sedimentada desde os anos 30 em torno da ideia de
conciliação e apaziguamento das tensões sociais. Se para você a MPB é
“paumolescência” e o rap oportunismo, o que sobrará? Respondo: o niilismo.
Lágrimas no escuro.
Lobão, você gritou “Lula” no Faustão, em 89, e, pelo andar da carruagem,
qualquer dia ainda vai gritar “Olavo de Carvalho!” no Circo Voador. O problema,
porém, não é a sua “conversão”. O triste é ver um músico talentoso
virando apenas e tão somente um polemista, espalhando niilismo coxinha e
faturando com a idiotização do país, a polarização burra. Lobo de patas dadas
com as raposas, papagaiando e batendo palma pra macaco. Para um ex-fã é um
espetáculo triste.
Greil Marcus, considerado por muitos o maior crítico musical americano,
definiu o ethos do rock como “uma afronta à entropia” e “um combate contra a
mesmice”. Talvez esses elementos estejam no ímpeto das suas críticas,
Lobão, mas te falta uma noção básica de hegemonia e contra-hegemonia, para
saber que hoje é você, e não o Mano Brown, quem está do lado mais poderoso, do
lado daqueles que dão as cartas mais valiosas no país e no mundo, valendo-se do
controle da economia e da mídia. Não, Lobão, os comunistas não mandam no
Brasil. Você ainda não percebeu?
A triste conclusão, porém, é que talvez sejam justamente besteiras
infundadas desse tipo que os seus novos admiradores querem ler. Eu não, me
inclua fora dessa. Daqui em diante, dançarei “Corações psicodélicos” nas festas
(como resistir?). E só.
Um abraço sincero e um gancho metafórico de esquerda, do teu ex-fã,
Pedro.