domingo, 23 de março de 2014

A manchete que a mídia não deu, Brasil ganhou.


Quase ninguém ficou sabendo, mas o Brasil ganhou os 10.º Jogos Sul-Americanos realizados no Chile com a participação de 14 países que integram a Organização Desportiva Sul-americana. Deste torneio, que é chamado de Olimpíadas da América do Sul, participaram, além das doze nações do subcontinente, Panamá e Aruba admitidos como convidados. 


Brasileiros dominaram os Jogos no Chile 
Reprodução/Facebook/Time Brasil/Adriano Winckler/COB





editado 

Por Aldo Rebelo* no “Diário de S.Paulo"

A delegação brasileira conquistou 258 medalhas, das quais 110 de ouro, 69 de prata e 79 de bronze. A Colômbia ficou em segundo lugar, com 166 (53 de ouro, 49 de prata e 64 de bronze) e a Venezuela ficou em terceiro, com 150 (47 de ouro, 40 de prata e 63 de bronze). Em dez edições, foi a primeira vez em que o Brasil ganhou fora de casa, pois sua única vitória ocorrera quando sediou os Jogos em 2002.

Uma das razões do sucesso está no fato de termos dado mais importância aos Jogos, tratando-os também como uma oportunidade de preparação de nossos competidores. A delegação foi a maior da história, com 490 atletas, inclusive consagrados campeões mundiais ou olímpicos. Alguns recebem a Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, de até R$ 15.000,00 por mês.

O Brasil foi bem na maioria das modalidades disputadas, sobretudo em atletismo, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, ginástica, handebol, hipismo, luta, natação, pentatlo moderno, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, vela. O futebol não teve desempenho proporcional à excelência nacional. O masculino nem participou e o feminino ficou com a medalha de bronze. Mas o futsal levou o ouro.

Chama atenção o descaso com a divulgação de um torneio em que o Brasil foi tão bem. Em grandes jornais e redes de TV prevaleceu a omissão.

A retumbante vitória alavanca o Brasil como potência esportiva regional e demonstra a boa preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, e sobretudo para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

*Aldo Rebelo é ministro do Esporte


Brasil termina Jogos Sul-Americanos na liderança

19 de março de 2014

O Brasil encerrou na liderança do quadro geral de medalhas da 10ª edição dos Jogos Sul-Americanos, disputados no Chile. Com um total de 255 medalhas, sendo   109 de ouro,  68 de prata e  78 de bronze, a delegação brasileira conquistou a primeira posição, pela segunda vez na história. A anterior fora em 2002, quando o país sediou a competição.


Bernard Rajzman, Chefe da Missão brasileira, afirmou que os Jogos foram um ótimo começo na preparação para a próxima Olimpíada.

Sinto muito orgulho de ter chefiado essa Missão, integrada por atletas e técnicos de altíssimo nível, e cujo resultado final comprova a força do Brasil no continente sul-americano. Iniciamos muito bem a nossa escalada rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de iniciar a preparação para os Jogos do Rio, em 2016, o Brasil conseguiu garantir vagas para os Jogos Pan-Americanosde Toronto, no Canadá, em 2015, nas seguintes modalidades:

Boliche (dupla masculina),

Handebol  (feminino e masculino),

Hipismo Adestramento (equipe),

Hipismo Saltos (equipe),

Karatê (4 categorias + 84Kg mas / +60Kg mas / +68Kg fem / até 55Kg fem),

Luta Livre feminina ( 2 categorias até 69Kg / até 75Kg),

Pentatlo Moderno (feminino e masculino)

e Rugby 7 (feminino).

Handebol garantiu vaga no Pan de Toronto 

Divulgação/Wander Roberto/Inovafoto/COB

Os Jogos Sul-Americanos foram disputados por 13 dias entre os 14 países que integram a Organização Desportiva Sul-Americana – Odesur. A segunda colocada foi a Colômbia, com um total de 166   medalhas (52 de ouro, 50 de prata e 64 de bronze). Em terceiro ficou a Argentina, com 159 (47 de ouro, 56 de prata e 56 de bronze).



Aldemir Gomes foi ouro nos 200m rasos.

Foto: Washington Alves
        /Inovafoto/COB


Quadro Geral de Medalhas: