Em 1940 um artigo denunciava os chamados
“Sete Dispositivos da Propaganda” e exortava os leitores a detectá-los por ser
uma necessidade absolutamente vital para não serem enganados.
Do blog Cinema Secreto: Cinegnose
Domingo, março 24, 2013
Por Wilson Roberto Vieira Ferreira
Setenta e três anos depois esses dispositivos continuam ativos apesar da
absoluta obviedade, exagero, “overacting” e, principalmente, canastrice dos
intérpretes desses verdadeiros scripts que são reeditados sob uma roupagem
moderna e descolada por marqueteiros e publicitários. Como é possível que
depois de tanto tempo esses dispositivos continuem na linguagem da mídia, da
Política, do Marketing e da Publicidade?
E, apesar da explícita natureza fake e não-espontânea desses
dispositivos, continuam a pautar a sociedade e conquistar corações e mentes.
Qual a causa dessa invasão da canastrice na política e na esfera pública?
Nesse final de semana um amigo mostrou-me um antigo exemplar de uma
revista de artes gráficas norte-americana chamada “Print - A Quartely Journal
of the Graphic Arts” de setembro de 1940. É muito mais do que uma revista, pois
combina delícias visuais e belíssimas fotografias com textos pesados e com foco
sério.
A revista abre com um ensaio intitulado “Propaganda e Artes Gráficas – a
influência na opinião pública para a Unidade Nacional” de William E. Rudge. O
texto nos oferece diversos exemplos de “mensagens positivas”, abordando como o
design gráfico pode ser uma ferramenta para “condicionar o comportamento
humano”. Rudge escreve: “é absolutamente vital distinguir, através da
compreensão e análise, a boa e a má propaganda. Não se deixe enganar!”.
O mais notável é uma lista que o autor faz dos “Sete Dispositivos de
Propaganda para os quais devemos estar atentos”.
Os sete dispositivos descritos pelo autor parecem ser um tanto óbvios. Mas o incrível para mim é que, ainda em 2013, esses dispositivos clichês, exagerados, óbvios, saturados ou “overacting” (essa expressão inglesa parece ser a que melhor define-os) ainda são as principais ferramentas de engenharia de opinião pública.
Vemos esses dispositivos o tempo todo sendo usados por políticos,
relações públicas de empresas e “front groups”, reportagens em telejornais,
discursos de porta-vozes de governos e peças publicitárias.
A cada crise, eleições ou intervalos publicitários, lá encontramos esses
mesmos dispositivos, reeditados em formatos modernos, descolados e antenados.
Por que tais dispositivos ainda continuam mobilizando pessoas, moldando
a opinião pública e agendando a pauta de discussões das mídias e entre as
pessoas? Como é possível que táticas tão caricatas, antigas e surradas ainda
têm credibilidade e ressonância na sociedade?
Para tentar encontrar uma resposta, em primeiro lugar vamos enumerar e
atualizar esses sete dispositivos explicados por Rudger.
1. Dispositivo de Estereotipagem
Incita as pessoas a criarem um julgamento sem examinar a evidência no
qual o objeto possa estar baseado. Os propagandistas apelam para os nosso ódio
e medo. Isso é feito ao aplicar “xingamentos” a indivíduos, grupos, nações,
raças, políticas, práticas ou crenças. Em telejornais, qualquer show popular na
periferia onde ocorreu um crime, chacina ou desordem é rotulado como “baile
funk”. Qualquer culto afro-brasileiro é associado a “macumba”. “Terrorista”,
“radicais”, xiitas ou “muçulmanos” são rótulos genéricos que dão nomes aos
nossos temores mais irracionais. Suas fotografias são caricatas e exageradas –
barbas mal aparadas, olhos esbugalhados ou ferinos, enfim, rostos de “maus”. A
estereotipagem é evidente por si mesma, não são necessárias provas ou
evidências. Por exemplo, em um “baile funk” só pode ocorrer coisas ruins. Ou
pessoas com aquelas caras só podem ser terroristas.
2. Dispositivo das Generalidades Brilhantes
Propagandistas criam a identidade de um programa através de “palavras
virtuosas”. Aqui se encontra o apelo a emoções como amor, generosidade e
amizade. Usam-se palavras genéricas contra as quais ninguém pode se contra:
liberdade, verdade, honra, justiça social, interesse público, direito ao
trabalho, lealdade, progresso, democracia, defesa da Constituição etc. Se um
artista como Bono Vox faz uma turnê com sua banda U2 pelo “fim da fome e da
pobreza na África”, quem poderá se insurgir contra um desejo tão virtuoso?
Afinal, Bono Vox está fazendo a “sua parte”. Essas palavras sugerem brilhantes
desejos de “homens de boa vontade”. Mas, concretamente, o “como” realizar tais
ideais é colocado entre parêntesis. Afinal, cada um faz “a sua parte”. Outra
pessoa que ponha em prática. A tática da estereotipagem nos influencia a criar
um julgamento para rejeitar e condenar sem provas. A tática das generalidades
brilhantes nos faz aceitar e aprovar sem nenhum exame crítico dos possíveis
meios para alcançar o ideal divulgado.
3. Dispositivo de Transferência
Propagandistas transferem algum tipo de autoridade, sanção ou prestígio
de alguma coisa que nós respeitamos ou reverenciamos para algum programa que
querem que aceitemos. Alguém se torna “presidente de honra” de uma empresa para
que transfira seu prestígio ao novo presidente que o substituirá. Um jovem
candidato é fotografado ao lado de uma lenda da política. Ou um cientista com
pesquisas no exterior se deixa fotografar com a camisa aberta para que vejamos
uma outra verde-amarela para conseguir a sanção nacionalista da opinião
pública. Símbolos são constantemente usados: a cruz, a bandeira, combinações de
cores etc.
4. Dispositivo do Testemunhal:
Aceitamos qualquer coisa, de uma patente médica ou um cigarro a um
programa de política pública. O propagandista lança mão de testemunhos. Um
recurso metomínico da parte substituir um todo. Um depoimento de um só médico,
de uma só celebridade ou de um popular garante a aceitação do programa ou
produto. A evidência está na visibilidade do testemunho. (Visibilidade x fama =
Credibilidade). Essa fórmula resolve o problema lógico de um só exemplar
representar a totalidade de um gênero.
5. Dispositivo da Pessoa Simples
O mito da “pessoa simples” é o dispositivo usado por líderes políticos,
homens de negócios, ministros, cientistas ou celebridades para ganhar nossa
confidencia e parecerem “pessoas como nós”. Candidatos mostram sua devoção com
crianças no colo de potenciais eleitores; um emérito cientista torce por
determinado time de futebol no twitter. À época da ascensão dos Nazistas ao
poder nos anos 1930, a imprensa divulgava fotos de Hitler na sua vida privada
ao lado de seus cães. Na revista “Life” Mussolini posava em uma foto com seus
filhos e netos nessa mesma época.
6. Dispositivo das "Cartas Empilhadas"
Propagandistas contam uma única parte da verdade. Mas é como empilhasse
cartas sobre a verdade, de tal maneira que um lado ou fator será mais enfatizado
do que o outro. Dados estatísticos, gráficos e tabelas nada dizem, a não ser
criar uma espiral de interpretações: números absolutos são tomados como
verdade, esquecendo-se dos números relativos. A inflação caiu, mas por outro
lado, podemos dizer que ela subiu, porém em um ritmo menor... Propagandas de
pasta de dentes são hábeis em contar meias verdades: uma tem “flúor garde”;
outra diz ser “antitártaro”, como qualidades únicas e exclusivas. Omitem que
todas as pastas têm flúor e são antitártaros.
Uma variação desse dispositivo é o doublespeak (dupla
fala) onde alterações de palavras podem alterar a resposta emocional do
público. Por exemplo, a utilização do jargão pode contaminar a compreensão,
obscurecendo o verdadeiro significado que seria passado com palavras diretas. A
expressão “artilharia aérea” substitui a palavra “bomba”. “Defesa” é colocada
no lugar de “Guerra”. Enchentes viram “pontos de alagamento” e quebras em
composições de trem e metrô tornam-se “falhas pontuais no sistema”.
7. Dispositivo do “Carro de Propaganda”
Esse dispositivo nos faz seguir a multidão, aquilo que supostamente a
maioria pensa e faz. Ou, pelo menos, o que a gente pensa que a maioria pensa e
faz. O tema aqui é “todos estão fazendo isso”. Como ninguém quer ser deixado
para trás por temer a solidão, exclusão ou esquecimento, queremos seguir a
tendência majoritária. Está associado ao conceito de “Espiral do Silêncio” de
Elizabeth Noelle-Neumann onde a criação de um “clima de opinião” pode isolar
grupos discordantes até a extinção pela sua autopercepção do isolamento.
“Havaianas: todo mundo usa!”. Poderíamos responder, “todo mundo quem, cara
pálida!” O slogan quer criar o clima de opinião onde pessoas isoladas, temendo
ficarem de fora da “onda”, embarquem em uma mera percepção psicológica sem
fundamento real, o “carro da propaganda”. Claramente esse dispositivo baseia-se
no medo de ficar excluído e no ódio daqueles que estejam fora do grupo, da
massa, da maioria ou da nação.
A Canastrice na Propaganda
Lendo esses sete dispositivos de propaganda é nítido que eles se baseiam
nos instintos mais básicos humanos: medo, ansiedade e sexo – este último
latente no dispositivo do testemunhal onde sex appeal reforça
a conexão retórica entre “celebridade” e causa, programa ou produto.
Mas apenas isso não explica a longevidade dessas táticas.
Há algo na estética de tudo isso que incomoda pela previsibilidade e
canastrice dos atores que representam os scripts elaborados por publicitários,
relações públicas e marqueteiros.
Em postagem anterior (veja links abaixo) analisávamos o filme “Mera
Coincidência” (Wag The Dog, 1997) onde um presidente concorrendo à reeleição
nos EUA é envolvido em um escândalo sexual. Com a ajuda de um produtor de
Hollywood e um relações públicas cria uma guerra fictícia com a Albânia como
estratégia de desvio da atenção. Um suposto vídeo real (na verdade produzido em
estúdio) é exibido pelas emissoras de TV: vemos uma jovem albanesa com um
gatinho branco nos braços fugindo de terroristas estupradores em meio ao fogo
cruzado de bombas e incêndios. Tudo muito melodramático, “over”, kitsch,
estereotipado e com o “appeal” e “look” semelhante às produções medianas de
Hollywood e “sitcons” do horário nobre. Apesar disso, jornalistas e a opinião
pública mordem a isca do suposto vídeo “vazado” como fosse um vídeo documental.
Fica a questão: como ninguém percebe a evidente natureza ficcional do
vídeo, feito com recursos estéticos manjadissimos do pior do cinema e
TV? A opinião pública não percebe a natureza “fake” ou “forçada” destes
pseudoeventos porque própria estrutura de percepção do real já foi alterada
anteriormente por décadas de cultura pop: tomar o real não a partir dele mesmo,
mas a partir dos seus simulacros.
Depois de décadas de cultura pop visual nossa percepção para o real foi
invertida pelo hiperrealismo das imagens: tomamos o real não mais por ele
mesmo, mas a partir de imagens anteriormente feitas dele. Olhamos nossos filhos
a partir das suas fotos e vídeos caseiros, vamos a pontos turísticos esperando
que eles confirmem as fotos dos folders promocionais do pacote de viagem.
Se observarmos as fotos de momentos íntimos e afetivos postadas no
Facebook perceberemos um grande número de imagens que reproduzem os clichês de
composição visual dos filmes hollywoodianos – amantes se beijando tendo o sol
poente em contraluz, namorados correndo para se abraçarem com o mar azul ao
fundo etc.
Ou seja, toda a canastrice dos intérpretes desses dispositivos de
propaganda e a obviedade dos scripts não são percebidos como fakes, forçados
ou não-espontâneos, pois a nossa percepção do real já está há muito tempo
invertida por gerações de vivência em ambientes midiáticos e, principalmente
visuais.
Apesar de toda
obviedade e “overacting” esses sete dispositivos da propaganda ainda continuam
conquistando corações e mentes. A canastrice dominou a Política.