domingo, 9 de março de 2014

Saiba qual o significado de FOB e CIF e a influência na economia.


Em economia encontramos frequentemente essas duas siglas, que causam muita confusão, para quem quer entender qualquer notícia.

Como o uso dessas siglas interfere no preço de mercadorias tanto na exportação quanto na importação.

 

No mercado interno elas também são utilizadas.


Na compra ou venda um produto, existe um custo do frete e o chamado * “Ad Valorem”. Daí a importância do entendimento entre as partes para a definição de quem irá arcar com esses custos.


Quando se compra qualquer produto, pagamos esses encargos direta ou indiretamente, ao vendedor ou a indústria que o produziu, dentro ou fora do país.


Para um melhor entendimento:



O que é FOB e CIF:

O significado das siglas FOB CIF está relacionado com o pagamento de frete no transporte de mercadorias. Estas siglas são utilizadas para distinguir dentre comprador e fornecedor quem arca com os custos do frete, ou seja, quem suporta os custos e riscos do transporte.

FOB e CIF são as abreviações das expressões Inglesas Free On Board (FOB) e Cost, Insurance and Freight(CIF). Fazem parte dos Incoterms (Termos internacionais de comércio) que são normas definidas para trocas comerciais internacionais.

Frete FOB (Free on board)

A sigla FOB em português pode ser traduzida por “Livre a bordo”. Neste tipo de frete, o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria, assim que ela é colocada a bordo do navio. Por conta e risco do fornecedor fica a obrigação de colocar a mercadoria a bordo, no porto de embarque designado pelo importador.

Frete CIF (Cost, Insurance and Freight)

Em português, a sigla CIF significa “Custo, Seguros e Frete”. Neste tipo de frete, o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, incluindo o seguro marítimo e frete. Esta responsabilidade finda quando a mercadoria chega ao porto de destino designado pelo comprador.

Quem paga o frete?

A sigla CIF significa que o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela entrega até o local de destino. No caso do FOB, o cliente é que paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria em questão.

*Impostos Ad Valorem
O Imposto Ad Valorem é um imposto fixado em percentagem do valor da transação.

Esta taxa pode ser usada por transportadoras para agregar seguro na mercadoria que não está assegurada quando não está em tráfego. Neste caso, o Ad Valorem é calculado em cima do valor da carga. Sua forma de cobrança é determinado quanto ao peso ou volume da carga a ser transportada. Em geral é um imposto agregado pelas transportadoras.

No transporte aéreo, a Convenção de Varsóvia institui o valor máximo de USD 20,00 por kgs.